Working Class Heroes

A Classe Trabalhadora hoje em dia é um conceito que abrange não só a clássica categoria de proletariado, descrita por Marx e Engels no Manifesto Comunista de 1848, mas todo aquele grupo social que vive da venda da sua força de trabalho. Ao longo da história, o conceito de classe trabalhadora vem se ressignificando devido a todas as mudanças nas relações de trabalho. Hoje em dia e cada vez mais os trabalhadores passam a optar por serem donos de seus negócios. É um grito ao desejo de serem livres, buscando autonomia e convertendo sua força de trabalho em produtos e serviços, tudo feito com suas prórpias mãos, seu sangue, suor e lágrimas.

 

Essa é uma homenagem aos heróis da classe trabalhadora que, ao longo da história, constroem pontes, prédios e ferrovias, aos que atravessam fronteiras e ficam longe de suas casas para colocar o pão na mesa de sua família. Homenageamos também a todos e todas que escolheram usar suas mãos e hoje vivem de sua força de trabalho e com muito trabalho duro mantêm vivos ofícios que sobrevivem por séculos e resistem diante da mecanização, exploração e até mesmo extinção da mão-de-obra.

 “(...) Soldados! Não se entreguem a brutos, homens que desprezam vocês, escravizam vocês, que regem as suas vidas, dizem-lhes o que fazer, o que pensar, o que sentir! Que furam vocês, dão-lhes ração diária, tratam vocês como gado, usam vocês como bucha de canhão. Não se entreguem a esses homens desnaturados, homens-máquinas com mentes de máquina e corações de máquina! Vocês não são máquinas! Vocês não são gado! Vocês são homens! (...) – O Grande Ditador, Charles Chaplin.

Direção e Fotografia, Rafael Bittencourt

Campanha Working Class Heroes, Dreher 1989

DREHER 1989

contato@dreher1989.com 

+5551993118347

São Carlos 725, bairro Floresta, 4º Distrito de Porto Alegre - RS

CNPJ: 27.496.739/0001-92